sábado, 21 de maio de 2011

Devo remover aquela membrana que vem junto ao bocal do espaçador?

Muitos pais pensam que a membrana que vem junto ao bocal do espaçador impede a inalação da medicação pelas crianças. Isto não é verdade. Aquela membrana é, de fato, uma válvula que se desloca quando a criança respira através do espaçador. Durante a inspiração, ela permite que a medicação seja inalada. Mas, durante a expiração, ela impede que o ar exalado pela criança entre no espaçador e dilua a medicação. Portanto, não jogue a válvula fora.

47 comentários:

  1. Nossa.. muito obrigada vocês esclareceram uma duvida que tive ainda hoje! Meu filho começou a utilizar medicamento com espaçador a uma semana e realmente fiquei na duvida por conta desta valvula.
    Grata,

    Hieres

    ResponderExcluir
  2. Dra. e quando a gente perdeu essa válvula????? Não usar mais o espaçador?

    ResponderExcluir
  3. O melhor é trocar o espaçador. A válvula não é vendida separadamente.

    ResponderExcluir
  4. como faço se caiu as membranas? tenho elas e ainda posso usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da marca do espaçador. Algumas não podem ser repostas. Qual é o seu espaçador?

      Excluir
  5. Sr. estou usando no meu filho de 1 ano o espaçador Inal-air Baby. Ele as vezes não abre a boca quando coloco o espaçador. Estou com dúvida se posso tirar essa valvula, ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se deve remover a válvula.

      Excluir
    2. Tenho o mesmo espaçador acima e ao lavar a válvula saiu e não sei qual o lado certo para recolocar. O que faço?

      Excluir
  6. gostaria de saber se o espaçador utilizado no auxilio para medicação deve ser trocado por algum periodo pré determinado...aguardo retorno no email ryc1975@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com cada fabricante ou se houver alguma avaria ao espaçador que prejudique sua função.

      Excluir
  7. Oi doutora! Comecei a usar em meu filho hj mesmo o espaçador com mascara e estava com essa dúvida. O pediatra nao falou nada sobre isso. Acabei retirando a valvula de inalação na hora, mas ja vou coloca la de volta. Obrigaada por esse artigo.

    ResponderExcluir
  8. Quero agradecer pois era a minha dúvida!

    ResponderExcluir
  9. Esclareceu minha duvida mto obrigada

    ResponderExcluir
  10. Oi Boa noite? Me chamo Simone e tenho uma dúvida. Sou asmática e comecei a usar o espaçador hoje a já uso a bombinha a 1 ano. Egostaria de saber se tenho que retirar a membrana que envolve o bocal do espaçador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você utiliza a técnica de inalação lenta seguida de apneia de 10 segundos, a válvula é dispensável. A válvula fica entre o bocal e o corpo do espaçador.

      Excluir
    2. Olá Dra!
      A pediatra do meu bebê, disse para dar um jato no espaçador e contar 10 respirações dele. Essa técnica é com apnéia de 10?

      Excluir
    3. Não. A técnica da apneia é aquela em que você enche todo o pulmão de ar e prende a respiração por 10 segundos, soltando todo ar ao fim destes 10 segundos.

      Excluir
  11. No primeiro dia que usei senti perfeitamente o gosto do remédio .. lavei ele ee a válvula saiu e coloquei de novo .. ai quando fui usar o remédio novamente com o espacador o gosto do remédio eu senti mais fraco .. Será porque?? Devo tirar a válvula ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se a válvula não sofreu nenhuma avaria quando foi retirada/higienizada. Se você utiliza a técnica de inalação lenta seguida de apneia de 10 segundos, a válvula é dispensável.

      Excluir
  12. Ola, o medico do meu filho passou esse espaçador mais a mascara é um pouco grande pra ele e como eu testei percebi que sò funciona se estiver bem encaixado ao redor da boca pois a pelicula so abre se estiver bem encaixado, meu filho tem 2 anos e meio. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A máscara tem que encaixar perfeitamente no rosto da criança, de forma a não haver folga ou espaços entre a máscara e o rosto. Como a máscara não é vendida separadamente, tem que comprar um novo espaçador, com uma máscara que se ajuste bem ao rosto de seu filho.

      Excluir
  13. Ola,o medico do meu filho passou esse espaçador mais a mascara ficou um pouco grande e como eu testei a membrana so abre se estiver bem encaixado ao redor da boca, o que eu faço? Sera que eu acho sò a mascara pra comprar?

    ResponderExcluir
  14. Dr meu filho comecou hoje na hora de tomar ele tem q abrir a boquinha ou so respirar normal no espacador..bjo obrigada

    ResponderExcluir
  15. Oi Dra. Meu filho de 3 anos usa o espaçador com a máscara , porém eu lavei com água muito quente e a válvula encolheu será q ainda posso usar a mesma? ela ainda se encaixa mas ficou deformada

    ResponderExcluir
  16. Ela não funcionará do jeito que deve. Idealmente, deve ser comprado novo espaçador, pois a válvula não é vendida separadamente.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Dra. Minha bb tem 7 meses posso usar o espasador nela dormindo. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só em último caso, pois a deposição da medicação no local de ação dentro do organismo é prejudicada quando o bebê está dormindo. Muita medicação se perde e o efeito pode ser reduzido.

      Excluir
  19. pois joguei fora essa válvula e fazia um mês que estava usando. então não estava fazendo efeito de modo algum?? minha bebe é asmática ela tem 9 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantidade de remédio que chega no local de ação é diminuída se você faz sem a válvula e a medicação pode não surtir o efeito esperado.

      Excluir
  20. Oi eu compre o hoje o espacador e ao ultilizar sem a valvula achei que o remédio saiu mas forte do que com a valvula minha filha tem 9 meses e para ela aspirar isso fica mas facil posso ultilizar sem a valvula ou tem que estar com a valvula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que o espaçador seja sempre utilizado com a válvula, desde que ela esteja funcionando corretamente. A quantidade de remédio que chega no local de ação é diminuída se você faz sem a válvula e a medicação pode não surtir o efeito esperado. Jato mais forte não necessariamente implica que mais remédio esteja chegando aos pulmões.

      Excluir
  21. boa noite Dra. gostaria de saber se houver a necessidade de repetir o processo como devo fazer? retirar a máscara do rosto da criança e esperar quantos segundos para repetir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retire a máscara do rosto e agite a bombinha antes de proceder com a próxima inalação. Não há necessidade de esperar muito tempo entre um jato e outro - alguns poucos segundos são suficientes.

      Excluir
  22. Bom Dia, Dra. Valentina! Minha bebê tem 5 meses. Aplico a bombinha com o espaçador, se ela estiver de boca fechada, o resultado é satisfatório?
    Ou como devo proceder para aplicar essa medicação com o espaçador em uma bebê de 5 meses de forma correta?
    A médica não explicou e quando cheguei em casa que fui fazer que surgiu a dúvida.
    Obrigada
    Érika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Érika. O mais indicado é que a respiração seja oral (de boca aberta) e tranquila, pois a medicação tem mais chance de surtir o efeito desejado. Veja o post "Como usar o espaçador de máscara". Obrigada.

      Excluir
  23. Bom Dia Dra. Comprei o espaçador da agachamber.
    Mas na mascara, tem tipo uma "saída" de ar que vem com uma película fechando esta saída. Esta película saiu da mascara. Posso continuar usando mesmo assim? Ou possa fechar com algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você perdeu a película, é melhor vedar o orifício com algum outro material. Certifique-se que a membrana que é mostrada na foto acima (neste post do blog) está funcionando corretamente.

      Excluir
  24. Bom dia
    Dra. eu tenho um espacador inal-air baby que usei no meu filho hoje com seis anos. O meu bebe tem 9 meses e precisa usar como devo lava-lo pois não consigo desencaixar o bocal do espaçador somente a onde encaixa a medicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta marca não precisa de ser lavada em seu interior, pois é feita de material não eletrostático (alumínio).

      Excluir
  25. Dra Valentina , ao fazer a limpeza do espaçador, com água morna pra quente , a membrana encolheu, ou seja , não tenho como usá-la mais . Será que posso usar o medicamento no meu filho sem a membrana ? Ele tem 3 anos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não. E como a válvula não é vendida separadamente, o ideal é comprar um novo espaçador.

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir