quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como saber se a bombinha terminou?

Essa é uma questão muito importante! Nem todas as bombinhas vem com contador de dose para nos ajudar. Quanto às bombinhas preventivas, que precisam ser usadas diariamente, a melhor maneira de saber é calculando. Por exemplo: Se o preventivo vem com 60 doses e a dose prescrita é de 1 jato 2 x ao dia, a medicação terminará em 30 dias (se você não esquecer nenhuma dose). Se o preventivo vem com 200 doses e a dose prescrita é de 2 jatos 2 x ao dia, a medicação terminará em 1 mês e 20 dias (se você não esquecer nenhuma dose).

É comum que os jatos das bombinhas continuem saindo com a mesma força mesmo após o término da medicação. Isso não quer dizer que ainda tenha princípio ativo naquele jato. Na verdade, nele só tem o gás propelente. Ou seja, se sua bombinha diz que contém 60 doses de fluticasona, ciclesonida, budesonida ou beclometasona, a partir do jato 61 não mais estarão sendo dispensadas estas medicações, só o gás propelente.

Alguns pacientes permanecem usando suas bombinhas preventivas por dias ou semanas além do término das doses pensando que estão protegidos, quando realmente não estão. Nisso, muitos acabam entrando em crise e podem levar o médico a pensar que o preventivo não está fazendo efeito ou que a dose está baixa, consequentemente ocasionando trocas de preventivo ou aumento de doses sem necessidade.

Portanto, cuidado e marque bem o dia certo de trocar sua bombinha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário